ASSENTAMENTO CANUDOS

O Assentamento de Canudos compreende uma área de 12.658 hectares, situado na divisa dos municípios de Palmeiras de Goiás, Campestre e Guapó, distribuídos em duas regiões de planejamento do estado de Goiás: Região Oeste (Palmeiras de Goiás e Campestre) e Região Metropolitana de Goiânia (Guapó), contemplando pela atuação da Superintendência Regional 04 do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Goiás (SR 04).

Atualmente, 313 famílias vivem no assentamento. A principal fonte de renda deriva da venda do leite, mas existem ainda outras atividades, como a criação de animais, plantação de milho, quiabo, mandioca, banana, cooperativas com acesso a vendas institucionais como o PAA e PNAE, grupos e associações de produtos alimentícios diversos e artesanais.

A demarcação do assentamento resulta da desapropriação de uma fazenda cujo território continha uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN), em 2000. Na ocasião da elaboração do Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), realizado pela UFG e implantado em 2003, foi identificado que 55,08% da área era composta de Áreas de Preservação Permanente (APP`s), reserva legal, reserva particular do patrimônio natural (RPPN), corredores ecológicos, matas e áreas de preservação, o que destaca a importância de ações de promoção do manejo agroecológico, preservação dos recursos naturais e saneamento ambiental nessa região.

Desde o primeiro contato com a universidade na ocasião da elaboração do PDA, o assentamento de Canudos já recebeu diversas pesquisas, projetos de extensão e iniciativas da universidade. É importante lembrar que a atuação do CVT-Apinajé em Canudos atualmente é fruto dessas iniciativas, cultivadas desde o inicio do assentamento. Diante dessa experiência e relações cultivadas ao longo de mais de 17 anos, o trabalho desenvolvido pelo CVT-Apinajé contempla atividades de mobilização e sensibilização com a juventude, promoção de práticas agroecológicas, organização e iniciativas no fortalecimento do Grupo de Mulheres Guerreiras de Canudos e na produção dos agricultores familiares.

Vivência de implantação de sistema de Agrofloresta em Canudos

Construção do viveiro de medicinais para a Farmacinha

Farmacinha

Mutirão de Práticas e Manejo Agroecológico

Oficina de compostagem e biofertilizante

Oficina de percussão com materiais recicláveis com Thiago Verano

Primeira semana de mobilização em Canudos

Roda de Coco com Ninho Cultural

Roda de conversa sobre vendas institucionais com Luizinho Conab

Fechar Menu