Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (CTDRS)

O acompanhamento das atividades realizadas pelo Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (CTDRS) do Território Estrada de Ferro visa a divulgação e acesso às políticas públicas para agricultura familiar, estimulando a inserção da mulher e do jovem rural.

Integra o CTDRS entidades da agricultura familiar e poder público dos quatorze municípios, sendo: Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cristianópolis, Gameleira de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Urutaí e Vianópolis. Cada município pode ter de três a sete membros no conselho territorial.

O Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável realiza reuniões, em sistema de rodízio, nos municípios integrantes do território, desta forma possibilita a participação de novos atores sociais. Essa metodologia tem sido usada como estratégia de divulgação das ações territoriais e mobilização de novos integrantes. As reuniões têm frequência bimestral, nestas são abordados assuntos de relevância para agricultura familiar do território, com enfoque na comercialização da produção, via PNAE e PAA, e valorização do trabalho da mulher e do jovem rural. 

Um dos objetivos do CVT Apinajé é a divulgação de tecnologias para agricultura familiar, entre elas o biogás, produção agroflorestal e agroecologia que estão sendo abordadas no território através de estudos e trabalho junto as associações, cooperativas e Escola Família Agrícola de Orizona (EFAORI). 

 
Fechar Menu